Lua de mel em Gramado/RS - Parte 1: Nova Petrópolis e Jardineira das Hortências


Pórtico da entrada da cidade de via Nova Petrópolis, inaugurado em 1973 com estilo Bavário
Como alguns aqui já sabem, eu casei em dezembro de 2012 com o cara que tem sido meu amor e meu melhor amigo desde os tempos da universidade de Comunicação em 2007. Com a data da cerimônia marcada, nós não sabíamos onde seria a recepção, que banda tocaria na festa, ou como seria o buquê, mas sabíamos exatamente onde passaríamos nossa lua-de-mel: na charmosa Gramado no Rio Grande do Sul, a mais bela cidade da Região das Hortênsias.

Gramado tem a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é hoje o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil. Com uma economia voltada ao turismo, o município de pouco mais de 31 mil habitantes está localizado na Serra Gaúcha e recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas.

Escolhemos ficar no tradicional Hotel Sky conhecido por ser o "Hotel Cartão Postal" da Serra Gaúcha e oferecer um dos melhores cafés-da-manhã coloniais. Além do mais a localização era privilegiada, situado na Avenida das Hortências no Centro da cidade, hospedar-se nesse lugar significou pra nós conhecer quase toda cidade sem gastar sequer um centavo com táxi! Aqui um detalhe: quando estiver em Gramado, não se preocupe com transporte, todos os restaurantes e museus vêm buscá-lo e deixá-lo no hotel, é só ligar.

Hotel Sky, Cartão Postal da Serra Gaúcha

Na manhã seguinte, começamos os trabalhos com um delicioso café-da-manhã colonial de encher os olhos, composto de muitas geleias de pera e morango, pães recheados, diversos bolos, biscoitos de polvilho, uma infinidade de tortas de limão e maçã, frios típicos como o queijo colonial e o salame tipo cracóvia, frutas da estação em abundância, e, é claro, o bom e velho chimarrão!

Café-da-manhã colonial
Um ponto alto da cidade são suas fábricas caseiras, que mantêm o processo artesanal de produção de chocolate, participando inclusive da geração da matéria-prima utilizada. A estrutura dessas chocolaterias como dizem por lá são um show à parte com castelinhos, brinquedos e esculturas que farão você voltar a ser criança, parada obrigatória se você tem filhos. Entre as fábricas artesanais de chocolate estão a Lugano, a Canto Doce e a Floryball. Na Floryball os preços são convidativos e o visitante pode acompanhar o processo de fabricação do chocolate.


De lá fomos conhecer a pequena Nova Petrópolis, outra cidade a há 35km de Gramado, que faz parte da rota romântica pelas Serras Gaúchas. Na cidade fica o Parque Aldeia do Imigrante, um lugar pra voltar ao passado e se sentir como um dos imigrantes que colonizaram esta região, predominando a imigração alemã. O Parque está dividido em dois espaços, sendo o primeiro a Aldeia Bávara e o segundo a Aldeia Histórica, na qual há a representação da história dos primeiros imigrantes em forma de Museu Vivo... Ah, e é possível fazer uma daquelas fotinhas com roupinha alemã.

 Claro que ainda em Nova Petrópolis conhecemos a Praça da República, carinhosamente chamada de "Praça das Flores", situada no centro da cidade, mais especificamente na Avenida XV de Novembro, e que ainda é agraciada com a Casa do Artesão. Na mesma praça existe o Labirinto Verde, um emaranhado de caminhos feitos por paredes de folhas e galhos que, acredite, é bem difícil de fazer, e super divertido.


 Outro passeio interessante para se fazer em Gramado é o tour na Jardineira das Hortências, um passeio para conhecer a história, a arquitetura e as belezas naturais da cidade a bordo de um charmoso veículo - A Jardineira - que torna o trajeto ainda mais interessante. Custa R$18 por pessoa e tem saídas em vários horários, percorre 16 km em Gramado, entre o centro e principais bairros com paradas no Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, Belvedere do Vale do Quilombo e o que nos deixou sem fôlego e bastante emocionados: paradas para fotos no Pórtico de entrada, um ícone da cidade, aquele momento em todo viagem que você pensa: "Eu consegui, eu estou vivendo este momento único". Ao lado do Pórtico tem um senhorzinho simpático que vende uns gorros baratinhos pra você ficar com mais cara de turista ainda.


Para quem não dispensa um passeio noturno como nós, vale lembrar Gramado é uma das cidades mais seguras do país para turistas e você pode curtir a noite sem medo. Vá a Rua Coberta, um dos pontos mais badalados de Gramado, cenário de eventos e apresentações o ano inteiro, e encontre pessoas curtindo nos restaurantes e passeando nas ruas de madrugada na maior tranquilidade. Entre os meses de novembro e fevereiro, antes de chegar na Rua Coberta passe pela Borges de Medeiros e contemple a grande Árvore do Natal Luz, outro momento de êxtase nessa viagem. Aproveite as carnes exóticas da região e coma um belo sanduíche de javalí, que posso afirmar ser uma das coisas mais gostosas que já comí na vida.


0 comentários:

Postar um comentário