Histórias de Viagem: Como é ser figurante em um filme de Bollywood

Luíza Antunes - Ok…Cut! Ouvi essa frase no mínimo umas 100 vezes em dois dias. Em geral ela vinha seguida de “let’s do it again”. Fazer parte de um filme é exatamente tudo o que você imagina, exceto o glamour. Significa ficar horas em pé e repetindo a mesma coisa várias vezes até o diretor ficar satisfeito. Imagine fazer isso sem entender uma palavra sobre o que está sendo falado na cena? Bem vindo à Bollywood.
Bollywood é a maior indústria de cinema do mundo: 1300 filmes são gravados anualmente, em comparação com 500 produções Hollywoodianas (dados da Unesco, descobertos pelo Rafa). Logicamente, isso deixa todo mundo curioso. Então, quando um colega intercambista ligou e falou que estavam recrutando estrangeiros para trabalharem como figurantes em uma produção local, claro que a gente topou na hora.


Marcaram de nos encontrarmos numa boate de manhã – a cena gravada seria com os protagonistas do filme que se divertiam em uma boate no Canadá. Os figurantes eram uns nove estrangeiros, a maioria brasileiros, todos intercambistas. Enquanto esperávamos em uma van, nos pediram para que a gente se arrumar como se estivéssemos saindo a noite. Pouco tempo depois um homem, que até hoje não sei se era produtor, diretor ou sei lá o que, chamou a mim, uma garota e um cara para acompanhá-lo. Foi assim que eu conheci meu primeiro camarim dentro de um trailler. Nós fomos escolhidos para ser os bartenders da boate onde seria gravada a cena.
Até figurino eu tinha: tudo bem que ele só era arrumadinho da cintura para cima. Porque eu continuei usando minha calça jeans por baixo no primeiro dia. Duas das produtoras improvisaram um penteado e um maquiador fez a minha maquiagem. Enquanto eu recebia o tratamento de figurante VIP, o resto do pessoal ficou esperando. Eles iam usar as próprias roupas e atuar como o pessoal que estava na boate “se divertindo”.


A cena era simples, os quatro protagonistas conversavam animadamente sobre alguma coisa que jamais saberei. Pareciam estar celebrando. Do nada, pára tudo e começa a música, os dançarinos surgem mascarados. Fumaça, dancinhas sensuais e muita dublagem mal feita. Se você me perguntar, até hoje eu sei cantar essa música, e não, eu não falo nem “oi” em Punjabi.
Sim, Punjabi, e não Hindi. O nome do filme que gravamos é “The Glory of Punjab” ou Saadi Wakhri Hain Shaana. Punjab é um estado no noroeste do país, da qual Chandigarh é a capital. E agora é a parte em que eu revelo a verdade: depois de iniciada minha história venho a vocês falar que menti e não gravei nenhum filme de Bollywood. Na verdade eu gravei um filme de Pollywood. Porque na Índia, a indústria de cinema inspirada em Hollywood varia de nome de acordo com a região e o idioma falado. No caso, Bollywood é a maior indústria, que fica em Mumbai, que antigamente era chamada de Bombaim.
Enfim, Polly ou Bolly, o que importa é que tanta cantoria e dança renderam dois dias inteirinhos de gravação. Os atores circulavam pelo cenário da boate enquanto eu ficava atrás do balcão do bar jogando garrafas para o alto e fazendo altos passos de dança extravagantes, tais como: a dança do siri, olha a onda, o clássico claudinho e buchecha afundam no oceano, entre outros.

Enquanto isso, a continuidade mandava lembranças ao diretor, porque o Rafa e a Naty e os outros figurantes mudavam de lugar toda vez que tinha uma parada. Aliás, a Naty no primeiro dia gravou um cena que ela falava: – Hello! para o protagonista, e no dia seguinte eles colocaram outra roupa nela: lógica, cade você?


A experiência foi bem cansativa (veja nossas caras na foto acima), mas obviamente divertida. Estranho foi descobrir, meses depois que tínhamos gravado tudo e já de volta ao Brasil, que o filme – cuja a qualidade duvidosa me fez não acreditar no seu real lançamento – de fato tinha sido lançado. E vejam só, a cena que demorou cerca de 15 horas para ser feita tem exato 1 minuto no filme. E eu desafio a quem conseguir me achar no clipe. Ainda bem.

0 comentários:

Postar um comentário